A grande diferença entre realidade pessoal e realidade física é o tipo de esforço necessário para moldá-la ou influenciá-la. Você pode moldar a realidade pessoal simplesmente ao mudar sua mente, mas para mudar a realidade física é preciso esforço físico.
A boa notícia é que a grande maioria daquelas coisas que determinam sua experiência de vida: crenças, motivações e objetivos, são elementos da realidade pessoal. Você é uma criatura inteligente que pode readquirir o estado de criador (fonte) em relação a sua realidade pessoal. Se algumas crenças geram experiências que você não prefere, você tem o poder dentro de você para mudá-las ou mesmo descria-las.
Viver com sucesso requer aceitação da responsabilidade pessoal. Parte disso é aprender a controlar sua própria mente. A parte sábia da responsabilidade é reconhecer as crenças que conduzem as pessoas à felicidade e as crenças que conduzem as pessoas ao sofrimento. Experiência com o universo físico conduz ao conhecimento; experiência com as consequências das crenças conduzem à sabedoria.
De O Caminho para a Compaixão, por Harry Palmer