Sociedades seguem um padrão de evolução similar à consciência.
Sociedades começaram como clãs de caçadores e acumuladores, então evoluíram para grupos tribais que se engajavam em agricultura. As experiências comuns de grupos agricultores os uniram em estados políticos. Competição entre os estados políticos levou ao industrialismo, e o industrialismo levou a economias comerciais, e é aí onde as coisas podem ir mal. Comércio competitivo pode gerar uma perseguição obsessiva por riqueza. Essa ganância (egoísmo) irá causar uma sociedade a se dividir, ricos e pobres, e então a declinar.
Por outro lado, a troca justa e honesta irá unir as sociedades. Se as pessoas em uma sociedade forem capazes de restaurar a responsabilidade pessoal, compaixão e serviço aos outros, antes que o comércio competitivo colapse a sociedade, elas irão evoluir para uma comunidade contemplativa de amigos. Valores vão mudar de adquirir riquezas materiais para exploração da consciência. Disciplinas espirituais se tornam práticas comuns. A sangha nasce.
De uma era contemplativa irão surgir indivíduos cuja liderança e conhecimento de habilidosas práticas espirituais criam a fundação para uma Civilização Planetária Iluminada®. Mude pessoas o suficiente e você muda a sociedade.
Por Harry Palmer